Imagem capa - Como o uso de repelente é importante durante a gravidez por Lidiane Batista Costa
Cuidados Importante na Gestação

Como o uso de repelente é importante durante a gravidez

Alguns cuidados especiais devem ser levados em consideração para que o bebê seja gerado com saúde durante a gravidez . 

Com as mudanças climáticas o aumento da exposição às picadas do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor do vírus zika, relacionado à microcefalia, o uso diário do repelente torna-se  essencial para todas as gestantes.


Os mais eficazes e que garantem maior tempo de  proteção  contra o mosquito, são os repelentes à base do princípio ativo Icaridina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Pois os mesmos não conter componente tóxico, a icaridina não causa irritação na pele.

 


Siga algumas dicas de Cuidados Especiais:



É importante ter alguns cuidados especiais na hora de passar o repelente nessa fase tão importante para as futuras mamães:



- Alterando a frequência de aplicação é 2 a 3 vezes ao dia. Priorize com eficácia o período do dia pois o mosquito da dengue/zika tem hábitos diurnos.

  • Ao tomar banhos ou pegue chuva deve-se reaplicar o repelente, para que não se perca o efeito.

  •  - Após a aplicação o repelente  evapora e forma uma ‘nuvem’  aproximadamente 4 cm em volta da pele que repele o inseto, então aplique nas áreas expostas da pele e por cima das roupas, nunca por baixo.

  • - Faça também o uso do repelente na roupa de cama minutos antes da hora de dormir  para evitar risco de intoxicação pelo produto.

  • - Mesmo ao se usar filtros solares, maquiagens e hidratante, faça o uso do repelente 15 minutos após a aplicação dos mesmo. 

  • - É importante ressaltar que ao passar o repelente lave as mãos sempre após o uso.


  • -  Em caso de suspeita de qualquer reação adversa ou intoxicação, lave a área exposta e, se sentir necessário, procure o serviço médico e levar a embalagem do repelente.